Água tratada de esgoto pode ser utilizado no consumo de alimentos

Água tratada de esgoto pode ser utilizado no consumo de alimentos

Há mais de 15 anos, estudos realizados pelo Núcleo de Pesquisa em Geoquímica e Geofísica da Litosfera da Universidade de São Paulo (USP) tem mostrado resultados positivos do uso da água de esgoto tratada na agricultura, aumentando a produtividade e o desenvolvimento das plantas. Conheça abaixo porque a água tratada de esgoto (efluentes) pode ser utilizada no consumo de alimentos:

Como é feito o tratamento de água dos esgotos?

O tratamento de água dos esgotos domésticos é realizado em várias fases e tem como principais objetivos a remoção dos objetos sólidos, a demanda excessiva de oxigênio, os micro-organismos causadores de patologias e, por fim, as substâncias químicas indesejadas.

Basicamente, esse tratamento é realizado em três grades partes, denominadas tratamento preliminar, preliminar e secundário. Após o tratamento secundário, a água é desinfetada e pode ser reutilizada ou devolvida aos mananciais sem provocar riscos de contaminação ao meio ambiente. É um processo meticuloso que torna a água novamente potável, isto é, inodora, insípida e incolor.

Benefícios do tratamento de efluentes no consumo de alimentos

Para o consumo de alimentos, podem ser listados uma série de benefícios proporcionados pelo tratamento da água dos esgotos. No que concerne aos impactos ambientais, o tratamento da água dos esgotos proporciona também uma proteção aos mananciais para onde esses esgotos seriam despejados e que, por sua vez seriam contaminados. Boa parte desses mananciais podem servir de irrigação para a agricultura ou alimento para os animais, logo, o tratamento evitaria também a transmissão de diversos agentes infecciosos.

Esses benefícios se dão principalmente pelo fato de, no tratamento, a água ser completamente purificada e ter todos os componentes nocivos eliminados. Além disso, outra grande vantagem da utilização da água de esgoto tratada nos alimentos é que ela é rica em minerais e outros nutrientes como o nitrogênio e o fósforo, que são importantes para o crescimento das plantas sem que haja a necessidade de utilização de suplementos minerais para o solo.

Por ter sido desinfetada contra micro-organismos patológicos, a água tratada também pode oferecer aos alimentos certa proteção contra pragas e outros agentes infecciosos, diminuindo o uso de agrotóxicos e outros químicos para alimentos orgânicos mais saudáveis e sustentáveis.

Author Description

blogdene