Há mais de 15 anos, estudos realizados pelo Núcleo de Pesquisa em Geoquímica e Geofísica da Litosfera da Universidade de São Paulo (USP) tem mostrado resultados positivos do uso da água de esgoto tratada na agricultura, aumentando a produtividade e o desenvolvimento das plantas. Conheça abaixo porque a água tratada de esgoto (efluentes) pode ser utilizada no consumo de alimentos:
Como é feito o tratamento de água dos esgotos?
O tratamento de água dos esgotos domésticos é realizado em várias fases e tem como principais objetivos a remoção dos objetos sólidos, a demanda excessiva de oxigênio, os micro-organismos causadores de patologias e, por fim, as substâncias químicas indesejadas.
Basicamente, esse tratamento é realizado em três grades partes, denominadas tratamento preliminar, preliminar e secundário. Após o tratamento secundário, a água é desinfetada e pode ser reutilizada ou devolvida aos mananciais sem provocar riscos de contaminação ao meio ambiente. É um processo meticuloso que torna a água novamente potável, isto é, inodora, insípida e incolor.
Benefícios do tratamento de efluentes no consumo de alimentos
Para o consumo de alimentos, podem ser listados uma série de benefícios proporcionados pelo tratamento da água dos esgotos. No que concerne aos impactos ambientais, o tratamento da água dos esgotos proporciona também uma proteção aos mananciais para onde esses esgotos seriam despejados e que, por sua vez seriam contaminados. Boa parte desses mananciais podem servir de irrigação para a agricultura ou alimento para os animais, logo, o tratamento evitaria também a transmissão de diversos agentes infecciosos.
Esses benefícios se dão principalmente pelo fato de, no tratamento, a água ser completamente purificada e ter todos os componentes nocivos eliminados. Além disso, outra grande vantagem da utilização da água de esgoto tratada nos alimentos é que ela é rica em minerais e outros nutrientes como o nitrogênio e o fósforo, que são importantes para o crescimento das plantas sem que haja a necessidade de utilização de suplementos minerais para o solo.
Por ter sido desinfetada contra micro-organismos patológicos, a água tratada também pode oferecer aos alimentos certa proteção contra pragas e outros agentes infecciosos, diminuindo o uso de agrotóxicos e outros químicos para alimentos orgânicos mais saudáveis e sustentáveis.