Hoje em dia uma das maneiras de se destacar no mercado é apresentando um bom programa de fidelização. Na verdade, o pensamento deve ser de que para fidelizar clientes é necessário mais que um programa, é preciso um sistema de fidelização que leve em conta diferentes eixos e que tenha sempre claro o cliente como objetivo final.
Não existe melhor propagando do que a boca a boca e isso todo mundo está cansado de saber. E a imagem de uma empresa é construída por essas informações veiculadas pelas pessoas que usam ou usaram de alguma forma os serviços da empresa.
Por isso, então, é tão importante fidelizar clientes. Clientes fiéis fazem um bom marketing da empresa. Clientes fiéis vestem a camisa da empresa, às vezes muito mais do que os próprios funcionários.
Um sistema de fidelização é mais do que pontos para os clientes, bônus e outras coisas, isso é programa de fidelização. Sistemas de fidelização são amplos, englobam todas as ações da empresa. Todos os aspectos envolvidos no processo de compra do cliente deve ser pensado como um caminho para fidelizá-lo.
Nada pode dar errado e se falhas forem cometidas, elas devem ser imediatamente resolvidas, visando sempre a satisfação do cliente.
Não se pode pensar setorizadamente. Para conquistar um sistema de fidelização eficiente é preciso que todas as áreas estejam envolvidas e todos os passos sejam pensados conjuntamente.
Desde o primeiro contato com o cliente até a ligação da empresa para certificar-se da satisfação do cliente, tudo deve ser feito pensando que esse cliente não é mais um e sim que ele é um cliente que deve se sentir satisfeito e por isso manter-se fiel à empresa e seu produto.
Para se criar um bom sistema de fidelização de clientes é preciso então pensar globalmente nas ações da empresa e agir de modo a satisfazer cada cliente nas suas necessidades.