No disputado mundo dos negócios, a habilidade de negociar bem é essencial para a sobrevivência.
Em todas as áreas vence, certamente, quem sabe negociar melhor. Para muitos o processo de negociação pode chegar até a ser angustiante, mas para quem tem boas técnicas, ele é extremamente envolvente.
O curso de negociação vai dar dicas e práticas, embasadas em teorias, que mudarão o modo de muitos verem uma negociação e colaborará para que eles, e todos os interessados, se tornem mestres na arte de negociar.
Alguns princípios que são trabalhados o curso de negociação são interessantes de serem apresentados.
O primeiro é que tudo pode ser negociado. Para negociar qualquer coisa, com qualquer pessoa, é preciso estar disposto a questionar e ser assertivo. Ser assertivo nada mais é do que cuidar de seus próprios interesses e pensamentos com tranquilidade e educação.
O segundo item talvez seja um dos mais importantes que serão apresentados no curso de negociação. Bons negociadores são bons ouvintes. Ouvir mais e falar menos é a grande dica para os negociadores, pois com isso eles descobrirão, na fala do outro, tudo aquilo que o outro deseja e usar isso com alavanca para a negociação.
Um bom negociador planeja sua ação de negociação. Esse terceiro item, além de manter a negociação mais organizada, ajuda a diminuir a tensão. Quando o negociador sabe exatamente até onde pode ir, até onde o outro pode ir, ele transmite inclusive mais confiança para a outra parte.
Ainda pensando no planejamento, o curso de negociação dá para o profissional embasamento teórico para que ele tenha capacidade de justificar sua abordagem e sua oferta.
Outro item bastante discutido no curso de negociação é a importância de não aceitar de imediato a primeira oferta, pois aceitá-la vai gerar nos dois lados dúvidas sobre a qualidade do produto, da oferta, enfim da negociação.
Um dos últimos itens abordados, mas não menos importante, é que numa boa negociação não se dá nada de graça. Tudo é feito por meio de trocas. No vocabulário do negociador, o “se” é importantíssimo. “Se você me proporcionar isso, em troca te proporciono aquilo”.
Todos esses itens são amplamente discutidos no curso de negociação e a partir dele, segundo os profissionais que já fizeram, as negociações são bem mais sucedidas.