Dicas para Negociação em Empresas

Negociar sempre foi uma arte, e o sucesso de muitas empresas depende claramente da negociação, seja em vendas, compras ou parcerias, ou qualquer outra área. Saber negociar pode trazer claras vantagens a sua empresa. Abaixo separamos 10 dicas de negociação para você ter mais sucesso.

  1. Não tenha medo de pedir o que você quer: Bons negociadores são assertivos e desafiam todos, pois eles sabem que tudo é negociável. Isso é conhecido como consciência de negociação. Consciência de negociação é o que faz a diferença entre os negociadores e todos os outros no planeta. Ser assertivo significa pedir o que você quer e que se recusar a aceitar um não como resposta. Deixe as pessoas saberem o que você quer de uma forma não-ameaçador. Comece mudando as prática de “eu” Por exemplo, em vez de dizer, “Você não deveria fazer isso”, tente substituir, “Eu não me sinto confortável quando você faz isso.” Observe que há uma diferença entre ser assertivo e ser agressivo.
  2. Cale-se e ouça: Este é um dos principais erro de negociadores. Bons negociadores são detetives. Eles fazem perguntas de sondagem e então se calam para obterem as respostas. O outro negociador irá dizer-lhe tudo o que você precisa saber – tudo que você tem a fazer é ouvir.
  3. Faça a sua lição-de-casa. Recolher o máximo de informação pertinente antes de partir para sua negociação. Quais são suas necessidades? Que pressões ou pain eles se sentem? Quais as opções que eles têm além da sua? Fazer a lição-de-casa é vital para uma negociação bem sucedida. Quanto mais informações você tem sobre as pessoas com quem você está negociando, mais forte você será. Pessoas que constantemente deixam dinheiro na mesa, provavelmente, deixar de fazer sua lição de casa.
  4. Esteja sempre disposto a se afastar. Nunca parta para uma negociação sem opções. Se depender muito do resultado positivo de uma negociação, você pode perder a capacidade de dizer NÃO. Se você não está desesperado, reconhecendo que você tem outras opções – o outro negociador vai sentir a sua força interior.
  5. Não tenha pressa: Quem é mais flexível sobre o tempo tem a vantagem. Sua paciência pode ser devastador para o outro negociador se eles estão com pressa, porque eles começam a acreditar que você não está sob pressão para concluir o negócio. Então o que eles fazem? Eles oferecem concessões como um meio de fornecer-lhe um incentivo para dizer SIM.
  6. Aponte alto e espere o melhor resultado. Negociadores bem-sucedidos são otimistas. Se você esperar mais, você terá mais. A estratégia comprovada para a obtenção de resultados mais elevados está a abrir com uma posição extrema. Os vendedores devem pedir mais do que eles esperam receber, e os compradores devem oferecer menos do que eles estão dispostos a pagar. As pessoas que buscam maior fazer melhor. Seu otimismo vai se tornar uma profecia auto-realizável. Por outro lado, se tiver baixas expectativas, provavelmente você vai acabar com um resultado menos satisfatório.
  7. Foco sobre a pressão do outro lado, não seu. Nós temos a tendência de nos concentrar em nossa própria pressão, sobre as razões por que precisamos para fazer um acordo. É a velha história sobre a grama mais verde no quintal sendo da outra pessoa. Se você cair nessa armadilha, você está trabalhando contra si mesmo. O outro lado vai aparecer mais poderoso. Quando você se concentrar em suas próprias limitações, você perde forças. Em vez disso, os negociadores de sucesso perguntam: “Qual é a pressão do outro lado nessa negociação?” Você vai se sentir mais poderoso quando você reconhece as razões para o outro lado para dar.
  8. Mostre a outra pessoa como as suas necessidades serão satisfeitas. Negociadores bem-sucedidos sempre olham para a situação do ponto de vista do outro lado. Todo mundo olha para o mundo de forma diferente, então você está muito à frente do jogo, se você pode descobrir a sua percepção do negócio. Em vez de tentar ganhar a negociação, procuramos entender o outro negociador e mostrar-lhes maneiras de se sentir satisfeito. S Satisfação significa que foram cumpridos os seus interesses básicos, não que suas demandas foram atendidas. Não confunda interesses básicos com posições / exigências: A posição deles / demanda é o que eles dizem que querem; seu interesse básico é o que eles realmente precisam para se.
  9. Não dar nada sem receber algo em troca. Concessões unilaterais são auto-destrutivo. Sempre que você der algo distante, receber algo em troca. Sempre amarrar uma corda: “Eu vou fazer isso se você fizer isso.” Caso contrário, você está convidando o outro negociador para pedir-lhe concessões adicionais. Mas, se eles têm que ganhar o seu concessão, eles vão obter uma maior sensação de satisfação do que se eles conseguiram para nada.
  10. Não tome as questões ou comportamento da outra pessoa pessoalmente. As negociações fracassam porque uma ou ambas as partes se desviar por questões pessoais não relacionadas ao negócio na mão. Obcecada com a personalidade do outro negociador, ou sobre questões que não são directamente pertinentes para fazer um negócio, pode sabotar uma negociação. Se alguém é rude ou difícil de lidar, tentar compreender o seu comportamento e não levá-la pessoalmente.

Author Description

blogdene