O que é ablação?

ablação

A ablação é um tipo de tratamento de arritmia cardíaca que pode ser indicado após um especialista em cardiologia identificar a patologia no paciente. A fibrilação atrial atinge cerca de 10% da população em algumas faixas etárias mais avançadas e representa um tipo de bombeamento irregular do sangue em decorrência de alterações na frequência cardíaca.

A técnica não é considerada invasiva, sendo possível de ser realizada em ambientes preparados para procedimentos de cateterismos, como as salas hemodinâmicas. O método consiste em na inserção de um pequeno cateter nos vasos sanguíneos com o objetivo de alcançar o local no qual está localizada a disfunção da frequência cardíaca. O procedimento deve ser realizado por um cardiologista.

Quando o especialista consegue atingir o local desejado são realizadas técnicas de radiofrequência que eliminam as células responsáveis pela arritmia cardíaca. O procedimento visa isolar o átrio em questão para prevenir o surgimento de possíveis coágulos, que possam se deslocar para o coração do paciente. Este cuidado é tomado para evitar problemas como AVC, trombose e embolias.

Por que realizar a ablação?

A ablação possui diversos benefícios quando comparada com outros métodos que visem tratar a fibrilação atrial. Muitos pacientes iniciam o tratamento por medicamentos, entretanto, são várias as divergências que podem resultar deste tipo de tratamento. Para casos controversos, a ablação pode auxiliar na cura da arritmia acardíaca em 95% dos casos.

Entre as vantagens proporcionadas por este tipo de tratamento, destaca-se que:

  • A técnica não é considerada invasiva;
  • Não é necessário continuar o tratamento via medicamentos;
  • Não são realizadas cortes ou suturas durante o procedimento;
  • Os pacientes recebem alta, em média, dentro de 24 horas;
  • O procedimento é rápido, com duração de cerca de 90 minutos.

Todos esses fatores permitem que a ablação seja uma técnica com altas chances de sucesso, que melhora a expectativa de vida do paciente e também melhora a qualidade de vida, com um dia a dia mais saudável e tranquilo após a realização do procedimento.

Entretanto, apesar das altas chances de sucesso, apenas um profissional qualificado poderá auxiliar o paciente e apenas o cardiologista está apto a indicar a realização do procedimento de ablação como opção de tratamento da arritmia cardíaca.

https://www.downloadnulled.pw/

Author Description

blogdene