Ovodoação é alternativa para infertilidade feminina

Ovodoação é alternativa para infertilidade feminina

As causas da infertilidade feminina são diversas e cada uma requer um tratamento específico em uma clínica de reprodução humana. Alguns casos impossibilitam definitivamente a concepção, natural ou artificial, na mulher e requerem a doação de gametas, procedimento conhecido como ovodoação e que requer altruísmo por parte de outra mulher.

Segundo as diretrizes brasileiras sobre o assunto, a ovodoação deve ser feita de forma anônima e altruísta, sem que a doadora de óvulos e a receptora se conheçam ou tenham qualquer grau de intimidade. A receptora também não pode em hipótese alguma remunerar a doadora, o que caracterizaria pagamento e infringiria a lei que proíbe a venda de qualquer órgão ou tecido humano.A única remuneração possível é a receptora pagar o tratamento de fertilidade que é necessário para o procedimento na doadora.

Para realizar a ovodoação, a doadora precisa preencher alguns requisitos, como ter boa reserva ovariana, menos de 35 anos, ausência de doenças genéticas ou transmissíveis e desejo de doar óvulos. Além disso, ela deve ter o mesmo biótipo e tipo sanguíneo da receptora, para evitar problemas na gestação e com o bebê. A doadora precisa ainda assinar um termo no qual abre mão de qualquer tentativa de aproximação com a receptora, bem como dos direitos genitores sobre a criança que possa vir a ser gerada através de seus óvulos doados.

Para o procedimento, a doadora recebe doses de hormônio para estimular o crescimento e amadurecimento de seus óvulos. Após isso, recebe outra carga hormonal, afim de fazer com que os folículos ovarianos liberem os óvulos maduros, que são então retirados, separados e conservados em laboratório.

Os óvulos doados podem ser fecundados em laboratório pelos espermatozoides do marido da receptora ou por espermatozoides doados. Após a fertilização in vitro, o embrião é então transferido para o útero da receptora, que também recebe doses hormonais para o correto espessamento do útero para a implantação do embrião. Após a implantação do embrião, a gestação ocorre da mesma forma que quando o bebê é concebido de maneira natural.

Author Description