Muito difícil encontrar alguém hoje em dia que não faça parte de nenhum programa de fidelidade.
Atualmente a maior parte das empresas possui algum tipo de programa de fidelização, seja ele simples como aqueles que o cliente adquire carimbos numa ficha a cada compra e ganha determinado produto ao completar a ficha, ou mais sofisticado que proporciona aos clientes diferentes benefícios em diferentes empresas.
A maioria das empresas tem um programa de fidelidade porque é comprovado que programas de fidelidade geram muitos benefícios para as empresas. As pesquisas mostram que clientes fidelizados gastam muito mais nas empresas com as quais se fidelizam.
As pesquisas mostram também que a fidelização de clientes é muito mais trabalhosa do que a conquista, porém que os benefícios que um cliente fidelizado rende á empresa são muito maiores.
Por tudo isso é que cada dia que passa mais e mais empresas criam seus programas de fidelidade e que mais e mais clientes passam a fazer parte desses programas.
Os programas de fidelidade não são benéficos somente às empresas. Os consumidores ganham muito com ele também. Esses ganhos não são só materiais. Esses ganhos têm a ver com qualidade de atendimento, de produtos, enfim diversos benefícios que só é possível oferecer para um cliente que se conhece.
Um bom programa de fidelidade conhece seus clientes, sabe o que eles querem, desejam e procuram e proporcionam a eles tudo isso. Pesquisas mostram que os clientes não querem simplesmente brindes e descontos, eles querem perceber que são importantes para a empresa. Os clientes querem sentir que suas necessidades são atendidas de forma exclusiva e pontual.
Com isso a cada dia que passa os programas de fidelidade vem se aprimorando e com isso angariando cada vez mais clientes fidelizados e satisfeitos.