VRIO: Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização = Vantagem Competitiva

Administração Estratégica e Vantagem Competitiva, novo livro de J. B. Barney e W. S. Hesterly, Pearson Prentice Hall, 2007, coloca os recursos internos da organização como potencializadores de vantagem competitiva sustentável, em vez de o ambiente externo, apresenta um elemento inédito e revolucionário: um modelo integrador amplo o suficiente para ser aplicado na análise de casos e cenários de negócios, e simples o suficiente para ser compreendido e compartilhado.

Chamado VRIO (sigla que representa ‘valor’, ‘raridade’, ‘imitabilidade’ e ‘organização’), esse elemento integrador parte de quatro questões que se deve fazer sobre um recurso ou capacidade para determinar seu potencial competitivo:

A questão do valor: O recurso permite que a empresa explore uma oportunidade e/ou neutralize uma ameaça?

A questão da raridade: O recurso é atualmente controlado por apenas um pequeno número de empresas concorrentes?

A questão da imitabilidade: As empresas sem esse recurso enfrentam problemas de custo para obtê-lo ou para desenvolvê-lo?

A questão da organização: As outras políticas e processos da empresa estão organizados para apoiar a exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos de imitar?

Além dessa abordagem inovadora, a obra traz estudos de caso que enfocam empresas brasileiras, como Hospital Israelita Albert Einstein, Aché e Marcopolo — um elemento que auxilia o leitor a pensar de maneira crítica e a entender os conceitos apresentados.

Bom dia e bom trabalho.

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