Os resultados e as pesquisas tem mostrado que investir num programa de fidelidade é bastante vantajoso.
Com isso muitas empresas têm optado por investir num programa de fidelidade como um caminho para melhorem seus desempenhos.
A cada ano que passa o mercado é mais competitivo e as empresas precisam ter diferenciais para não serem engolidas pela concorrência.
Um programa de fidelidade pode ser o diferencial que uma empresa precisa para se destacar.
Um programa de fidelidade é um programa de relacionamento com o cliente. Um programa de fidelidade é uma forma de estreitar a relação com o cliente e de valorizá-lo.
Quando o cliente se sente valorizado pela empresa ele passa a consumir mais e, além disso, ele passa a falar sobre a empresa e os benefícios que ela proporciona. Todo tipo de propaganda é bom, mas a boca a boca ainda é a mais eficaz.
Fora isso por meio dos programas de fidelidade é possível saber o que o cliente quer, o que o agrada, quais suas expectativas. Com isso a empresa tem um grande trunfo nas mãos. Quando a empresa sabe exatamente o que o cliente quer ela pode dar o que ele quer. E cliente satisfeito é cliente que tem o que quer.
Por tudo isso é que muitas empresas hoje estão investindo tempo e dinheiro na criação e/ou reformulação de seus programas de fidelidade. Um programa de fidelidade só dá certo se ele é criado pensando naquela empresa e em seus clientes. Pegar fórmulas prontas não garante o sucesso e pelo contrário podem até levar a um fracasso muito rápido.
É preciso ter em mente que programa de fidelidade é relação e relação é algo muito peculiar muito característico de cada um. Portanto é preciso que a empresa pense na sua identidade e a do seu cliente para poder bem se relacionar com ele.