Na verdade muitos são os tipos de antivírus, mas de fato temos dois grandes grupos que são os gratuitos e os pagos.
Dentre desses dois grupos temos muitas opções e cada usuário se satisfaz com um tipo deles, pois cada usuário busca uma forma de proteção ou de apresentação do programa. Por exemplo, existe o antivírus empresarial que costuma ser mais procurado pelas empresas por ser mais especifico as necessidades delas.
Mas numa coisa todos os usuários concordam. Não é possível hoje em dia não possuir um antivírus. Isso porque a cada dia que passa aumenta o número de ameaças virtuais.
Uma pequena pesquisa revelou no mínimo pelo menos quatorze tipos de vírus e eles aparecem das mais variadas formas transformando esse número em algo muito preocupante.
Conheça esse vírus e observe se o seu antivírus combate essa ameaças. Esse é uma boa forma de tirar as dúvidas sobre qual antivírus usar.
Arquivo é um vírus que anexa ou associa seu código a um arquivo; alarme falso como o nome já diz não causa danos, mas causa lentidão; backdoor proporciona aos hackers uma entrada no computador infectado; boot é tão forte que impede muitas vezes o usuário de entrar no micro; cavalo de tróia são programas que que achamos que são inofensivos mas que trazem um programa ruim cm eles; encriptados dificultam a ação do antivírus; hoax é um vírus boato; macro infecta e desabilita algumas funções; mutante dificulta a detecção do antivírus; script executa comando sem a execução do usuário; stealth é um vírus invisível que usa técnicas para evitar ser detectado.
A dica dos especialistas no assunto é buscar sempre alguém que tenha entendimento sobre antivírus e pedir para que ele instale e observe se de fato ele é bom. Os antivírus devem ser sempre atualizados, pois como já dissemos a cada dia que passa surge novos tipos de vírus.