Sempre se ouve falar dos deveres dos empregadores e muito pouco se ouve sobre os deveres dos empregados. Não deveria ser assim, pois ambos têm direitos e deveres e ambos devem conhecê-los para que a relação trabalhista seja a melhor possível, salientam os advogados trabalhistas
Exatamente por desconhecerem seus deveres é que muitos empregados cometem faltas e acabam se prejudicando, prejudicando outros colegas de trabalho e sua relação trabalhista.
De acordo com um advogado do trabalho sp que atua em empresas, o principal dever dos empregados é comparecer ao trabalho e, segundo ele, muitos não comparecem sem aviso nenhum ou justificativa, por acharem que terão somente desconto no salário
Porém, de acordo com esse advogado do trabalho sp, a ausência reiterada e injustificada ao trabalho pode ser motivo para uma dispensa por justa causa, dependendo da situação e, neste caso, o empregado deixa de receber aviso prévio, perde a indenização de 40% sobre o Fundo de Garantia e não pode sacar os depósitos do FGTS, além de perder o direito a se habilitar ao Seguro Desemprego, dentre outros.
Os advogados trabalhistas sp salientam que outro dever importante dos empregados é quanto ao cumprimento de horários. O atraso na entrada, a saída mais cedo e o cumprimento indevido dos períodos de intervalo, também podem ser motivo para a aplicação de penalidades e suspensões que podem gerar, inclusive, a demissão por justa causa.
O advogado trabalhista sp diz que algumas empresas possuem normas ou políticas internas bastante específicas e é muito importante que o empregado conheça e as cumpra de modo a não cometer atos de indisciplina.
Segundo esse advogado do trabalho sp, outras coisas devem ser observadas pelos empregados como, por exemplo, o uso do uniforme e dos equipamentos de proteção, o uso adequado do local e dos equipamentos, o respeito aos superiores e aos colegas de trabalho, o dever do sigilo.
Observando tudo isso e fazendo o trabalho da melhor forma, a relação de trabalho certamente será saudável e tranquila.