Clube de assinaturas é um bom modelo de negócio para investir

Os clubes de assinaturas não são novidades no mercado brasileiro. Desde que começaram a aparecer, em meados de 2011, o modelo de negócio já passou por altos e baixos e no começo de 2015 ganhou novo fôlego.
O que são esses clubes?
Pagando uma taxa periódica, o assinante recebe em casa semana ou mensalmente os produtos que fazem parte do clube. A ideia atraiu bastante gente, principalmente pela inovação, comodidade ou até por poder conhecer novos produtos com regularidade. Basicamente, os clubes de assinatura são uma evolução do antigo vendedor de leite que passava de porta em porta todas as manhãs com a bebida em belas e simples garrafas de vidro.


Em 2015, o mercado se tornou ainda mais aberto a esses novos negócios devido ao interesse do público. Entretanto, exigindo cada vez mais criatividade e investimento em diferenciais para fazer o empreendimento decolar.
Basicamente, os clubes se divididem em duas vertentes: os clubes de comodidade e os clubes de curadoria:
Os clubes de comodidade são aqueles nos quais o consumidor recebe produtos do dia-a-dia sem ter que se preocupadar em comprá-los novamente, como pílulas anticoncepcionais, materiais de limpeza e fraldas.

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Os clubes de curadoria são aqueles que enviam produtos diferenciados, difíceis de serem encontrados e, muitas vezes, com opiniões de especialistas por trás, como clubes de vinho, de cerveja e até de ingredientes para preparar um prato mais elaborado.

No primeiro modelo o empreendedor precisa ficar atento aos custos dos produtos e prazos de entrega, pois não é vantagem para o consumidor comprar algo mais caro ou que não chegue na data que ele irá precisar do produto. No segundo modelo, o ponto chave é a pesquisa e o conteúdo que será disponibilizado para o consumidor, pois a compra, neste caso, está relacionada não só com o produto, mas com o que você irá ensinar ao seu consumidor e que momentos irá propriciar a ele.
O que ter em vista na hora de montar um clube de assinaturas?
• Existe público interessado no serviço que você está disposto a oferecer?
• Você conhece bastante sobre aquele negócio?
• Existem players fortes no mercado? Qual o seu diferencial em relação a eles?
• Valide sua ideia! Faça pesquisas de mercado (um questionário simples feito no Google Docs e enviado para possíveisclientes é suficiente)
• Organize sua logística e calcule custos para avaliar se é possível oferecer a assinatura por preços acessíveis ao seu público-alvo
Por ser um modelo de negócio com receita mensal garantinda e clientes fixos, para alcançar o sucesso é necessário fidelizar seus associados. Tenha sempre vista:
• Um bom atendimento é fundamental para a saúde do negócio
• Informação e interação são chaves para o sucesso, pois, como dito anteriormente, este consumidor não quer apenas comprar algo, ele quer comprar algo + um serviço seu (seja ele a comodidade de saber que as fraldas que o seu filho utilizará naquele mês já estão garantidas ou que ele irá preparar uma receita especial e terá todos os ingredientes em casa e ainda com o plus da orientação de um chef.
• Divulgue seu negócio! Redes sociais, Google Adwords, parceria com blogueiros do segmento, são algumas das estratégias fundamentais para que você alcance seu público-alvo
• Destaque os benefícios do seu clube
• Seja a fonte de conteúdo confiável do seu cliente! Lembre-se sempre: alguém que faz uma assinatura não quer só o produto, isso ele pode comprar no mercado, farmácia ou loja, dependendo do segmento. Ele quer a sua orientação,
Portanto, atualmente, um clube de assinaturas pode ser um ótimo empreendimento a ser investido por você, mas é importante estudar seu funcionamento, pesquisar o público e suas necessidades e adaptar suas ideias ao mercado. Faça seu plano de negócios, coloque-o em prática e divulgue seu clube!

Referência: Portal Em.com.br

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