A decisão entre o que é necessidade ou desejo cabe a cada um

http://blogdenegocios.net.br/wp-content/uploads/2015/09/negócios-150x150.jpgA decisão entre o que é necessidade ou desejo cabe a cada um

                É muito difícil falar sobre o tema necessidade e desejo. São duas emoções do ser humano que muitas vezes se confundem. Nestes tempos em que a economia do Brasil não anda muito bem penso que vale a pena escrever sobre este tema.

                De um tempo para cá tenho me perguntado, como ensinam vários consultores financeiros, a fazer a pergunta clássica para a hora que vamos comprar alguma coisa. Isso é desejo ou necessidade?

                Geralmente as necessidades materiais, quando temos uma vida financeira estável, são aquelas como, ir ao trabalho em um carro do ano, ter um smartphone último tipo conectado à internet, andar na moda, são coisas que já estão presentes em nosso cotidiano e consideramos básicas. Muitas vezes essas coisas passam a ter valor muito alto e passamos a ser escravos dessas coisas. Se não temos ficamos infelizes. Será que essas coisas são necessidade ou desejos?

                Para esses tempos de crise devemos nos perguntar se essas coisas são necessidades ou desejo. Por exemplo um smartphone último tipo é necessidade para um vendedor mas para alguém que passa o dia no escritório pode ser desejo. Assim como um carro do ano pode ser um desejo se você tem, vamos imaginar, um carro 2013 com baixa quilometragem. Será que vale a pena trocar esse carro, pagar uma taxa de juros alta apenas para satisfazer um desejo que pode ser adiado para quando a situação melhorar?

                A decisão entre o que é necessidade ou desejo cabe a cada um. Se vamos comer uma pizza todo sábado ou vamos comer somente de quinze em quinze dias ou uma vez por mês é muito pessoal, porém em tempos de crise vale a pena perguntar: Isso é desejo ou necessidade? A escolha é sua!

Vamos refletir sobre isso!

negócios

Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Pós-Graduado em Controladoria e Técnico em Contabilidade. Atua também como Coordenador de conteúdo do blog Falando de Gestão www.pedropaulomorales.com, pedropaulomorales@yahoo.com.br

Author Description