De acordo com os especialistas em advocacia trabalhista muito se tem falado de assédio moral no trabalho, mas na realidade poucos sabem dizer o que ele realmente é.
De um modo geral o especialista em advocacia trabalhista diz que o assédio moral no trabalho ocorre quando o trabalhador é submetido a situações humilhantes, constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante seu período de trabalho desestabilizando as relações trabalhistas.
Qualquer pessoa que se encaixe nessa situação deve procurar o escritório de advogado do trabalho para que ele analise bem a situação. Conjuntamente com outros tipos de profissionais como médicos e psicólogos é que o especialista em advocacia trabalhista poderá definir se realmente o ocorrido se enquadra no assédio moral e então tomar as medidas cabíveis.
O assédio moral é algo que deve ser tratado com muito cuidado, pois pode ter consequências bastante sérias. A demissão ou o pedido de dispensa do trabalho é o menor dos males causados pelo assédio moral. Depressão e até suicídio podem ocorrer devido a ele.
A dica dos especialistas em advocacia trabalhista é que todos que sofrem ou presenciem o assédio moral denunciem, pois é somente assim que essa prática violenta e abusiva terá fim.
Diversas entidades e os próprios especialistas em advocacia trabalhista estão engajados em campanhas alertando a população contra esse grande problema social. Pois é isso que ele é, um problema de uma sociedade que valoriza quem humilha o outro, quem se sobrepõe ao outro a qualquer custo, enfim que valoriza o que não é bom.
Se cada um fizer a sua parte mostrando para quem tem esses valores distorcidos que não é assim que se age e mostrando que existe punição para eles certamente em algum momento veremos mudança não só nesse tipo de comportamento quanto em diversos outros que só trazem males a sociedade.