Lei de Pareto para Adwords (Principio 80/20)

http://blogdenegocios.net.br/wp-content/uploads/2015/09/download-150x150.jpgLei de Pareto para Adwords (Principio 80/20)

Sem muita teoria, mas sim, com atividades reais e práticas para o dia-a-dia, apresento o método 80/20 para Google Adwords:

Pra quem não conhece, a Lei de Pareto, mais conhecida como princípio 80/20, consiste em dividir o mundo em causas e resultados. Segundo o economista Vilfredo Pareto, quase sempre 20% das nossas ações levam à 80% dos nossos resultados. Um exemplo clássico são as nossas roupas, pois apenas utilizamos 20% das peças de nosso guarda-roupa 80% do nosso tempo, ou seja, quase sempre as minorias de nossas atividades podem gerar resultados altíssimos em nossas vidas.

Se leu até aqui deve estar pensando, mas o que isso tudo tem a ver com o Adwords? Resposta: Tudo! Já parou para pensar nas diversas palavras-chave, grupos e inúmeras campanhas que vocês têm em uma determinada conta? É, meus caros… pode ser que apenas ou menos de 20% do total delas estejam gerando resultados para você!

google

Vou compartilhar um método que acredito ser muito útil para a conquista de objetividade no Adwords, atividades que fazem parte da minha rotina de trabalho:

Dicas para Análise 80/20:

O primeiro passo é sempre avaliar as métricas gerais, com foco da conta em mente. (Branding ou marketing direto)

Procure reconhecer quais os métodos que geram 80% dos lucros em sua conta e tente reduzir todos os outros recursos, como campanhas, grupos e palavras-chave que estão retendo um budget alto e trazendo um baixo ROi. Dessa forma, você poderá focar-se no que realmente está gerando vendas/leads e/ou reconhecimento de marca para os seus clientes. Ao mesmo tempo, você se verá fazendo mais com menos.

Os próximos passos serão a otimização de suas atividades tentando perceber quais delas podem ser evitadas, quais podem ser eliminadas e quais podem ser melhoradas ao nível de tempo e consumo de tempo. Nem tudo aquilo o que você faz é importante!

Normalmente, grande parte dos analistas acham que ter muitas campanhas, anúncios, palavras e outras opções de publicidade na conta significava lucrar mais. Mas a verdade é que este pensamento muitas vezes é errado.

Se você reduzir a quantidade de esforços e opções de publicidade disponíveis em sua conta, o mais provável é que seus rendimentos aumentem exponencialmente, uma vez que o foco estará totalmente direcionado à essas opções que você escolheu.

Usando a Lei de Pareto, você pode descobrir facilmente quais são os 20% de atividades que estão gerando 80% dos seus rendimentos e, assim, realizar cortes eficazes. Isso melhora seu foco e atenção.

Ps¹. O que também não quer dizer, obviamente, que uma maior abrangência na escolha de recursos para a conta não é uma boa opção, mas, que todas as atividades devem ser pensadas prezando sempre o custo x benefício de cada atividade.

Ps² Espero que consigam colocar em pratica o método e gostaria de saber se vocês já utilizam algum outro método de planejamento estratégico para otimização de tempo e recurso da conta.

Ps³ Portanto, lembrem-se: MENOS (algumas vezes) É MAIS!

Escrito por:  http://www.comschool.com.br/

Author Description