Além das vantagens óbvias dos programas de recompensa eles podem oferecer muito mais.
Bônus, descontos, é o mínimo que se espera e do que deve oferecer um programa de recompensas.
Os programas de recompensas são primeiramente um vinculo entre o cliente e a empresa. É a oportunidade do cliente se fidelizar e se sentir parte da empresa. É também a oportunidade da empresa conhecer seu cliente e oferecer a ele o que ela tem de melhor.
Os programas de relacionamento devem ser visto assim, como uma oportunidade de estreitar vínculos entre os clientes e as empresas. Todos saem ganhando com isso. A empresa ganha um cliente fidelizado que além de consumir mais divulga a marca. Os clientes ganham atendimento diferenciado e muitos benefícios e vantagens.
Porém ainda existem empresas que somente enxergam os programas de recompensas como uma fonte de vantagens somente para elas. Oferecem aos clientes produtos e bônus de baixa qualidade não se preocupando nem um pouco com o cliente.
Existem também ainda clientes que se satisfazem com pouco e que para eles a fidelização à um programa de recompensas é apenas mais uma forma de ganhar alguma coisa.
Felizmente essas empresas e clientes são minoria e a grande maioria já percebeu que para fidelizar clientes é preciso conhecê-los e conquistá-los com qualidade e atenção e que para manter o vínculo é preciso estar sempre em contato fazendo sugestões, críticas, enfim participando ativamente do convívio.
Muitas são as vantagens que os bons programas de recompensa oferecem as empresas e aos clientes. É preciso somente boa vontade de ambas as partes e engajamento. A empresa se engaja em satisfazer o cliente e o cliente em contrapartida consome.
No mundo atual as iniciativas que dão certo são as que nascem e se mantêm com a iniciativa e atitude de todos.