Negócio Sustentável – A Reciclagem da Caixa de Papelão

Negócio Sustentável – A Reciclagem da Caixa de Papelão

É indiscutível a importância do uso da caixa de papelão em nosso mundo atual. Empresas e pessoas comuns em diversos momentos de suas vidas as utilizam de inúmeras maneiras.

A indústria da caixa de papelão movimenta um importante nicho na economia formal do nosso país. Porém, nos últimos anos, principalmente pela importância dada ao processo de reciclagem e preservação do planeta, a indústria informal também se movimenta de forma intensa devido ao processo de reciclagem que envolve as caixas de papelão.

O processo industrial comum pertinente à produção das caixas de papelão envolve a extração da matéria-prima, ou seja, a extração da árvore da seringueira e posteriormente, inicia-se os processos metódicos para a obtenção do resultado final, que é a confecção da própria caixa de papelão.

Após este processo, as caixas de papelão encontram-se disponíveis para a venda a empresas e pessoas comuns para a utilização de diferentes maneiras, sobretudo para a embalagem e transporte de mercadorias.

Depois de utilizadas, grande parte dessas caixas de papelão são desprezadas e enviadas diretamente ao lixo. Neste momento, nasce uma importante fonte de renda que movimenta intensamente o mercado informal.

Pessoas e famílias inteiras recolhem ao longo das grandes cidades uma quantidade enorme de caixas de papelão, muitas destas em ótimo estado de conservação e encaminham estas ao processo de reciclagem.

O processo de reciclagem das caixas de papelão é fundamental para as pessoas e as famílias que sobrevivem através deste trabalho informal e desta forma, aquece também a industrial da reciclagem, quem cresce a cada dia e emprega cada vez mais.

Vale ressaltar que todo este processo de reciclagem das caixas de papelão também é primordial para a manutenção do nosso planeta. Trata-se de uma prática sustentável e de baixo custo que vem obtendo resultados práticos e consideráveis a todos momentos  e em diferentes países, como o próprio Brasil.

Portanto, é fundamental que a reciclagem das caixas de papelão passe a ser entendida como um processo natural e fundamental no consumo das mesmas.

Author Description

blogdene