O Sucesso de seu Negócio Depende da Boa Administração

O Sucesso de seu Negócio Depende da Boa Administração

O Sucesso de seu Negócio Depende da Boa AdministraçãoNos dias de hoje o sucesso de qualquer empresa depende de como ela é administrada. A teoria geral da administração se baseia em um conjunto de normas e funções elaboradas para gerenciar e diciplinar os elementos de produção.  Sendo assim, a administração é uma ciência humana que estuda os empreendimentos humanos, que buscam gerenciar ou administrar uma instituição ou entidade social seja com ou sem fins lucrativos. As instituições podem ser públicas, privadas ou até mistas.

Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.

As teorias da administração não são novas, e remetem principalmente Revolução Industrial, onde se percebeu a necessidade de criar processos para gerenciar e aprimorar os resultados das fábricas e indústrias que nasciam naquela ocasião. Abaixo vamos mostrar como surgiram as principais teorias das administração e como elas podem ajudar no gerenciamento de seu negócio.

Teorias da Administração – Como aplicá-las ao seu negócio

Em tese as teorias da administração buscam gerenciar em perfeita sinergia os recursos humanos, financeiros  estruturas de qualquer instituição. Baseia-se assim em um conjunto de técnicas, normas e procedimentos para diciplinar esses elementos.

A administração de empresas se divide em cinco áreas principais para facilitar o trabalho dos administradores e estruturar melhor as empresas, são elas: Finanças, Administrativo, Marketing, vendas ou produção e Recursos Humanos. Em algumas teorias mais modernas se encontra também a TI, ou Tecnologia da Informação. Na maioria das vezes o administrador disputa espaço com várias outras áreas, como economia, marketing e etc.

A administração de empresas se divide em várias teorias e metodologias que se aplicadas ao seu negócio com certeza darão muito resultado, como a análise SWOT, Pirâmides de Marketing, Abordagens científicas, entre muitas outras.

Para ser um bom administrador, você deve saber utilizar esses princípios e técnicas, ter um bom poder de tomar decisões, ser proativo, ser ousado e ser criativo, além do principal: a empatia.

As teorias da administração também estão definidas em diversas correntes de diversos pensadores e estudiosos. A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista.

Para saber mais sobre as teorias da administração navegue pelas categorias de nosso blog e conheça mais.

 

Author Description

blogdene

No comments yet.

Join the Conversation