A teoria econômica aplicada ao namoro online

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Conquistar o mercado do namoro online – do ponto de vista de um economista. Depois de mais de vinte anos, o economista Paul Oyer encontrou-se de novo à procura de uma mulher – mas com a diferença que alguns anos se passaram. A procura de namoradas e companheiras está agora dominada por sites como Match.com, eHarmony, e OkCupid. Mas o Oyer tinha uma arma secreta: a economia. Acontece que sites de namoro não são diferentes dos mercados que o Oyer já vinha estudando há anos.

Em seu livro “Everything I Ever Needed to Know about Economics I Learned from Online Dating” (Tudo que eu Precisava Saber sobre Economia eu Aprendi com Namoro Online) o economista norte-americano mostra, usando as ideias que são centrais no funcionamento dos mercados da economia e do namoro, como tirar proveito da economia na vida cotidiana.

O que tem a ver o namoro com a economia? “Em ambos os campos cada um tenta maximizar o seu lucro – o que, no caso de namoro é asatisfação sentimental e/ou sexual–usando da melhor maneira possívelas informações que se tem sobre as condições do mercado”, diz Oyer. “Por exemplo, para os bens de uso comum, que nós compramos o tempo todo, o mercado funciona perfeitamente nivelando os preços por baixo.

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No entanto, para produtos que você compra esporadicamente – e podemos incluir um parceiro sentimental nesta categoria – corremos mais riscos, as escolhas podem ter consequências mais sérias, e por isso temos de nos informar melhor. A busca por informações tem custos, o que Internet ajuda a reduzir. Em um site pode conhecer cerca de cem mulheres à procura de um parceiro em um dia, o que seria impossível na vida real”.

A essência do discurso é fácil de entender: se cadastrar em um site de encontros significa se colocar no mercado, e cada mercado é baseado em regras econômicas precisas. Conhecê-las, diz Oyer, pode certamente tornar sua vida mais fácil. Aqui, em poucas palavras, três coisas para saber se você está procurando poruma parceira na web.

 

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  O site: maior é melhor

 Escolha um site que transmita confiança e que  tenha um grande número de usuários. É verdade  que em um site focado em um nicho específico  vai encontrar pessoas que compartilham seus  interesses, mais as possibilidades de escolha são  muito menores. Um site de nicho só irá  funcionar se houver um número suficiente de  pessoas que se preocupam com esse nicho. Têm  sites de namoro para apaixonados por tênis e  sites para amantes de cachorros, sites para  veganos e para qualquer outro grupo que você  possa pensar.

 Sites nicho só funcionam quando o mesmo tem  duas propriedades – um monte de pessoas tem uma característica eesta característica tem tal importância que vai fazer a diferença. Por isso funcionam sites de nicho dedicados aos Evangélicos, Cristãos ou Judeus, ou também comunidades virtuais para quem só procura aventuras sem compromisso, como sexocasual.net.br, uma das mais populares no Brasil, ou para homens e mulheres comprometidas que só querem “pular a cerca” como safadinhas.org e Ashley Madison.

Perfil: atento ao que as pessoas pensam

George Akerlof, Prêmio Nobel de Economia em 2001, usou o conceito de seleção adversa (conhecido no setor dos seguros) para construir o “modelo de mercado de carros usados.” Em suma: se não sabem se um carro é uma lata velha ou um bom carro, os compradores estarão mais propensos a acreditar como verdadeira a primeira hipótese, a menos que tenham informações em contrário a respeito deste.

Não estamos dizendo para mentir, mas para apresentar-se destacando seus melhores aspectos e omitindo as informações que podem ser menos atraentes.

Lembre-se que, quando as pessoas leemseu perfil, tomam as informações que você dá e também fazem suposições sobre as coisas que você não diz. Em termos de economia, o namoro on-line é um grande jogo de informações ocultas e “discriminação estatística”.

“Da minha experiência com o namoro eu aprendi mais que mentir, ou omitir detalhes que podem levar ao que os economistas chamam “discriminação estatística”, diz Oyer. “No início, por exemplo, me apresentei como um” separado “. Errado: muitas mulheres pensam que os homens separados escondem o desejo de voltar com as esposas, ou que são pessoas amargas e voláteis. Com “divorciado”, eu tive mais sucesso.

O parceiro: não vai atrás de quimeras

Dale Mortensen e Christopher Pissarides ganharam o Prêmio Nobel em 2010 graças aos estudos sobre as consequências econômicas do trade-off na demanda e na oferta de emprego. Sua teoria mostra que as empresas excessivamente exigentes e aqueles que procuram trabalhos demasiado pretensioso contribuem para o crescimento do desemprego.

Fazendo um paralelo com o mercado do namoro, não estamos dizendo para escolher qualquer um, mas também para não passar a vida inteira à procura do “príncipe encantado”, porque o risco é de ficar sentimentalmente desempregado. É preciso saber analisar o que está oferecendo o mercado do namoro e escolher o melhor entre as opções possíveis. Se você não quer ser vítima da tirania da escolha, pare de pensar que sempre pode ter algo melhor e comece a aceitar a perspectiva de que, pelo contrário, você pode encontrar algo muito pior. O par perfeito não existe, é melhor acabar com esta ideia.

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