Como descrever um modelo de negócio – Canvas

Modelos de negócios estão presentes há muito tempo nas grandes e pequenas empresas. De maneira resumida, ele é responsável por criar a forma como a empresa vai atuar e gerar valor para seus produtos para seu público de interesse. Empresas bem sucedidas e de alto crescimento geralmente possuem modelos de negócio inovadores, seja na parte da produção, entrega, atendimento ou qualquer outra.

Existem inúmeras maneira de descrever um modelo de negócio, mas hoje a mais utilizadas por empresas inovadoras é o Business Model Canvas,

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business model generation – canvas

que é descrito no livro ao lado. Este inovador modelo sugere que um modelo de negócio de qualquer empresa pode ser descrito em 9 grupos básicos, que devem ser interligados. Os blocos são: Segmentação de clientes, Proposta de Valor, Canais de alcance aos clientes, Serviço de atendimento ao cliente, canais que gerarão receitas, Atividades e recursos principais, atividades principais, parceiros estratégicos e o custo de estrutura de operação.

Nessa metodologia, os 9 blocos ficam unidos em um poster de fácil visualização, que ajuda você a enxergar de maneira clara e rápida como cada um dos blocos se unem. Desse modo, você pode mapear e descrever todo seu modelo de negócios em uma folha. No canal do Youtube deles, ele mostram modelos de plano de negócios prontos como exemplo do funcionamento eficiente do Canvas.

Entendendo os blocos do modelo de negócio

  1. Segmentação de clientes: é o grupo de pessoas ou organizações para quem você esta criando valor.
  2. A proposta de valor: corresponde aos produtos e serviços que agregam valor para seus clientes (como agregar valor a um produto).
  3. Canais de alcance aos clientes: Descrevem quais os canais que você terá contato com o cliente, seja entrega ou atendimento, que entrega o valor que ele procura.
  4. Serviço de atendimento ao cliente: São os canais de atendimento do seu negócio com os clientes. Extremamente fundamentais em um modelo de negócio de sucesso.
  5. Canais que gerarão receitas: é a maneira como você recebera a receita gerada (ex. receita recorrente, vendas pontuais, assinaturas, etc.) e qual será o preço de seus produtos
  6. Atividades e recursos principais: O que você precisará para criar seu negócio. Quais elementos serão usados para garantir que você entregue o valor que esta propondo.
  7. Atividades chave: São as atividades que você terá que realizar para garantir a entrega de valor dos seus produtos.
  8. Parceiros estratégicos: quem são seus parceiros e fornecedores estratégicos?
  9. Custo de estrutura de operação: depois que você entendeu seu modelo de negócio completo, você poderá ter uma ideia de quanto tudo isso custará para você.

Confira o vídeo sobre o modelo de negócio – Canvas

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