Direito do Trabalho – Entenda a importância para seu Negócio!

Advocacia TrabalhistaA Advocacia Trabalhista, que tem por base o Direito do Trabalho ou o Direito Laboral, é uma das áreas mais importantes do Direito e ela trata de assuntos jurídicos na relação entre empresas e trabalhadores. Ela tem por base os direitos resultantes das condições jurídicas dos trabalhadores, que tem por base a CLT, Consolidação de Leis do Trabalho, a Constituição Federal e outras leis específicas relacionadas ao assunto.

Muitas pessoas pensam que a Advocacia Trabalhista tem como principal função defender apenas os trabalhadores, mas isso não é verdade. A advocacia trabalhista também é muito importante para as empresas, principalmente para elas tratarem bem os funcionários em seu ambiente de trabalho.

O Direito do Trabalho é dividido em algumas partes para facilitar seu entendimento e a atuação dos advogados trabalhistas. Os principais são: Direito Individual do Trabalho, Direito Coltivo do Trabalho, Direito Público do Trabalho e Direito Internacional do Trabalho. Essas são as quatro principais frentes de atação da advocacia trabalhista.

Um ponto importante que devemos levar em consideração também, é que o Direito do Trabalho esta em constante expansão, e não pode ser considerado como uma ciência simples.  Caracteriza-se por ser intervencionista e protetivo em relação ao empregado. Seus institutos típicos são em essência coletivos ou socializantes.

A maioria dos advogados considera o ramo trabalhista como uma área muito complexa e mista, onde diversas vertentes do direito são trabalhadas. Dentre os elementos configuradores dessa autonomia, pertencentes à categoria das fontes especiais do Direito do Trabalho, cumpre destacar a convenção coletiva de trabalho e a sentença normativa, as quais não poderiam ser incluídas em qualquer outro ramo do Direito, nem explicadas pela respectiva doutrina.

Procure saber mais sobre a Advocacia Trabalhista para ajudar sua empresa.

 

Author Description

blogdene

There are 1 comments. Add yours

  1. Pingback: advocacia trabalhista sp May 20, 2013

    […] especialistas em advocacia trabalhista sp orientam que, antes de assinar uma rescisão por justa causa, é imprescindível checar se o […]

Join the Conversation